Terça, 28 de Setembro de 2021
23°

Poucas nuvens

Paranavaí - PR

Cidades Pandemia

Com aumento de casos de Covid-19, Loanda pode voltar a adotar lockdown

Segundo os registros, tem aumentado o número de pessoas com idade de até 19 anos que contraíram a doença. Isto se deve, segundo os entrevistados, à uma nova cepa que está circulando no município

14/09/2021 às 10h35 Atualizada em 14/09/2021 às 11h56
Por: Da Redação Fonte: Rádio Cidade FM
Compartilhe:
Loanda: casos mais agressivos aumentam de forma preocupante
Loanda: casos mais agressivos aumentam de forma preocupante

Nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde de Loanda tem registrado um aumento considerável do número de casos confirmados e de óbitos causados pela Covid-19 e a prefeitura já avalia a possibilidade de decretar medidas restritivas mais severas, incluindo o lockdown. A informação foi dada em entrevista concedida ontem, dia 13, à rádio Cidade FM, pelo vice-prefeito e médico Antonio Gil e a secretária da Saúde, Ana Clara Marques Alencar.

Ana Paula informou que, ao contrário do que tem sido registrado em outros municípios da região, Loanda tem registrado nas últimas semanas o aumento do número de casos, como também a gravidade dos casos que exigem internamento. Segundo os registros, tem aumentado o número de pessoas com idade de até 19 anos que contraíram a doença. Isto se deve, segundo os entrevistados, à uma nova cepa que está circulando no município. 

Nesta terça-feira, dia 14, a secretária informou que irá se reunir com a Secretaria de Educação para avaliar a continuidade das aulas presenciais. Já na quarta-feira, o COE voltará a se reunir e não está descartada a possibilidade de adoção do lockdown. Indignado, o vice-prefeito, que também é médico, afirmou que as pessoas deixaram de cumprir as medidas de prevenção e isto tem resultado na situação vivida hoje pela saúde de Loanda. Para se ter uma ideia, dos 216 casos confirmados nas últimas semanas, 130 são de pessoas com até 30 anos.

Antonio Gil relatou também que servidores da Vigilância em Saúde do município estariam sendo vítimas de ameaças pelo trabalho de fiscalização que têm realizado nos finais de semana e que todos serão objeto de lavratura de Boletim de Ocorrência. O vice-prefeito afirmou que as pessoas não estão mais usando máscaras e respeitando o distanciamento, além de que no comércio as regras também não estão sendo adotadas.

Os entrevistados informaram que já pediram ajuda para Secretaria de Estado da Saúde, já que a situação já verificada em Loanda é diferente da vista nos demais municípios da região. Para exemplificar a gravidade da situação, o vice-prefeito informou que quatro médicos da rede municipal pegaram a a doença e os casos que estão sendo atendidos no Hospital Santa Catarina, mostram uma agressividade maior, com consequente risco de novos óbitos. "Um homem de 32 anos internado com Covid-19 teve 85% dos pulmões atingidos pela doença. Estamos cansados de correr atrás de pessoas que não querem se cuidar", disse Antonio Gil.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias