Quinta, 09 de Dezembro de 2021
26°

Tempo aberto

Paranavaí - PR

Paraná Sustentabilidade

Paraná apresenta ações e programas da área ambiental às associações de municípios

Nesta sexta-feira (22), o encontro foi na Amenorte, com a apresentação dos programas de plantio de árvores, de energia renovável, de criação de parques urbanos e de esterilização de animais, além de fiscalização e ações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

22/10/2021 às 18h16
Por: Da Redação Fonte: AEN
Compartilhe:
Para que as prefeituras do Paraná conheçam os projetos e programas desenvolvidos na área ambiental, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, promove palestras aos representantes dos municípios. - Curitiba, 22/10/202
Para que as prefeituras do Paraná conheçam os projetos e programas desenvolvidos na área ambiental, o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, promove palestras aos representantes dos municípios. - Curitiba, 22/10/202

O Governo do Estado está realizado encontros com associações de municípios do Paraná para que prefeitos conheçam detalhes de projetos e programas da área ambiental. Nesta sexta-feira (22), as ações foram detalhadas pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, a representantes de 12 cidades da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte).

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Cianorte. O secretário fez palestra com o tema Sustentabilidade e Simplicidade, detalhando soluções elaboradas pela Secretaria e pelo Instituto Água e Terra (IAT) para diversos problemas locais.

Entre os programas estão o Paraná Mais Verde (recuperação de áreas degradadas com a distribuição gratuita de mudas), Energia Sustentável (desburocratiza a construção empreendimentos que geram energia com baixa emissão de Gases de Efeito Estufa), Descomplica Rural (agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo) e Parques Urbanos (restauração de áreas de fundo de vale ou áreas com ações erosivas nos municípios).

Também completam o cardápio ambiental o Previna (preservação do Patrimônio Natural do Estado e combate a incêndios), Água no Campo (perfuração de poços artesianos para abastecer áreas rurais), Rio Vivo (preservação da vida aquática e repovoamento de rios), CastraPet (controle populacional de cães e gatos, prevenção de zoonoses), voluntariado (envolvimento da população em ações de educação ambiental voltadas aos animais silvestres) e Patrulha Ambiental (auxilia os municípios no abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos).

Os prefeitos conheceram as ações nas áreas de coleta e destinação de resíduos sólidos, fiscalização ambiental, combate à erosão urbana, fauna vitimada e turismo, além do trabalho do Governo do Estado em prol do cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Para mudar a imagem do Brasil no quesito da sustentabilidade, os primeiros passos devem partir dos estados”, disse Márcio Nunes. “O Governo do Paraná faz um trabalho diferenciado, visando recuperar a imagem do Brasil, cuidando do crescimento, desenvolvimento, geração de emprego e renda, e da melhoria da vida das pessoas, mas também preocupado com o meio ambiente e com as próximas gerações”.

Ele ressaltou, ainda, as reuniões com as prefeituras acontecem somente agora, com a flexibilização das medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, mas os programas e projetos foram lançados e trabalhados durante todo esse período.

AMENORTE  A Amenorte é presidida pelo prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, e abrange Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Terra Boa, Tuneiras do Oeste e Tapejara. Na quinta-feira (21), a mesma apresentação foi feita aos alunos da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Facec), de Cianorte, durante a aula sobre sustentabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias