Quinta, 09 de Dezembro de 2021
26°

Tempo aberto

Paranavaí - PR

Tecnologia TECMUNDO

Google lista produtos com maior aumento de busca na Black Friday

22/11/2021 às 16h20 Atualizada em 22/11/2021 às 16h24
Por: Da Redação Fonte: TEC Mundo
Compartilhe:
Google lista produtos com maior aumento de busca na Black Friday

Na última sexta-feira (19), a Exame divulgou uma pesquisa do Google que revelou os produtos mais procurados durante a Black Friday. Segundo o relatórios, que utiliza dados de 7 a 13 de novembro, os celulares são os mais populares entre brasileiros. Por outro lado, mercadorias relacionadas aos games foram as que contaram com os maiores aumentos de buscas em comparação com a semana anterior. Confira abaixo os 10 maiores crescimentos de pesquisas no período:

Nintendo (+326%)
Games (+131%)
Notebook gamer (+130%)
PSN (+107%)
iPhone 13 (+106%)
Caixa de som (+103%)
Monitor (+103%)
TV Smart (+86%)
Smartphone (+86%)
Celular (+86%)

Como é possível observar, alguns termos representam o mesmo tipo de interesse, como "celular" e "smartphone", ou são amplos — como "games". Apesar de não informar com detalhes os produtos adquiridos, os dados apontam para intenções de compras.

Veja as principais ofertas da Black Friday!

Black Friday dos games
No caso da Nintendo, o lançamento recente do Pokémon Brilliant Diamond e do Shining Pearl podem ter motivado o crescimento. A diminuição natural do preço devido à idade do console "básico" também deve ter influenciado o interesse.

Já a PSN, a loja digital da PlayStation, pode ter um aumento ainda maior de buscas nesta semana após o começo da promoção de Black Friday da marca. Além de oferecer descontos de até 50 % em jogos como The Last of Us Part II e Marvel’s Spider-Man, a assinatura anual do serviço PlayStation Plus está 33% mais barata.

Em termos de smartphones, o Buscapé realizou uma pesquisa em sua plataforma neste mês, identificando que o Samsung Galaxy S20 FE, o Motorola Moto G9 Play e o iPhone 11 estavam entre os mais buscados por brasileiros. Mesmo assim, parece que o desejo por um iPhone 13 está em alta; o dispositivo custa até R$ 15.499 na loja da Apple nacional e ofertas da data comemorativa podem ser uma oportunidade de tornar a aquisição menos "salgada".

Futuro promissor?
Gleidys Salvanha, diretora de negócios do Google para o segmento de Varejo, informou à Exame que as movimentações da indústria de games durante o período podem explicar o crescimento acentuado. "No geral, os tópicos de maior aumento são similares ano a ano, mas, às vezes, somos surpreendidos. Houve um ano, por exemplo, em que a procura por sabão líquido e em pó disparou, refletindo a quantidade de promoções e propagandas do produto no período", adicionou. O Google também disse que oferece ajuda a empresas com insights durante a Black Friday.

Há uma expectativa de aumento de vendas da Black Friday para este ano no e-commerce. Segundo a Associação Brasileira de Comércio (ABComm), o varejo digital nacional deve movimentar R$ 6,38 bilhões durante as 24 horas da sexta-feira do dia 26/11. A estimativa aponta para um crescimento de 25% em relação ao faturamento de 2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias