Quinta, 09 de Dezembro de 2021
28°

Tempo aberto

Paranavaí - PR

Cidades Homenagem

Euclides Bogoni passa a ser nome de estrada em Paranavaí

Bogoni era fundador e diretor-proprietário do Diário do Noroeste, um os dos jornais mais antigos do Paraná e fundado inicialmente como O Noroeste, fundado em 23 de outubro de 1955

24/11/2021 às 10h19 Atualizada em 24/11/2021 às 10h28
Por: Benedito Praxedes Jr.
Compartilhe:
Euclides Bogoni: justa homenagem
Euclides Bogoni: justa homenagem

A Prefeitura de Paranavaí publicou recentemente, a lei que institui a denominação da antiga Estrada Clube dos Médicos como Euclides Bogoni. O projeto de autoria do então vereador Valmir Trossini presta homenagem ao jornalista e empresário Euclides Bogoni, que era fundador e diretor-proprietário do Diário do Noroeste, um os dos jornais mais antigos do Paraná e fundado inicialmente como O Noroeste, fundado em 23 de outubro de 1955, mudando de nome posteriormente.

Com a extensão de 2,81 quilômetros, a estrada começa na Avenida Tancredo Neves, no Jardim São Luiz/Jardim Santa Cecília, passando pelo Clube dos  Médicos, Ribeirão Pavãozinho, terminando na Estrada de acesso à lagoa de captação da Sanepar.

Na justificativa da proposição, Trossini assinalou:

"Filho de Ângelo e Maria Miglioranza Bogoni, Euclides Bogoni nasceu no dia 28 de março de 1934, na cidade de Videira (SC). Em 1954 transferiu residência para Paranavaí, quando assumiu seu primeiro emprego na área de comunicação. Colaborou com jornais que circulavam na cidade. 

No ano seguinte, fundou o jornal “O Noroeste” (em 23 de outubro de 1955), com circulação semanal. Posteriormente, o jornal passou a ser denominado “Diário do Noroeste”, com circulação diária em Paranavaí e região Noroeste, sendo o segundo jornal mais antigo do Estado do Paraná.

Pioneiro no ramo das comunicações no interior do Paraná, imprimiu ao jornal a condição regionalista, divulgando os fatos importantes da Região Noroeste, disseminando reportagens em favor dos municípios, incentivando e estimulando os homens públicos em favor de seu povo, de sua sociedade.

Por seu trabalho empresarial, jornalístico e social, em 1979, Euclides Bogoni recebeu da Câmara Municipal de Paranavaí o Título de Cidadão Honorário, a mais alta honraria do Poder Legislativo Municipal.

E em 2014, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado, o Título de Cidadão Honorário do Paraná. 

Também foi homenageado pelo 8° Batalhão da Polícia Militar com a medalha Personalidade do Arenito Caiuá. Ele trabalhou em diversas causas sociais na região Noroeste.

Euclides Bogoni morreu em 22 de junho de 2016, aos 82 anos."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias