Sexta, 20 de Maio de 2022
13°

Tempo aberto

Paranavaí - PR

Cidades Atendimento

Carreta da Caixa em Paranavaí para divulgação da Agência Agro

Unidade móvel está instalada na Praça dos Expedicionários e atendendo exclusivamente os produtores rurais da região

12/01/2022 às 17h05
Por: Da Redação Fonte: Ass. Imp. Sind. Rural
Compartilhe:
Esta agência, na avaliação de Pierin, dará suporte a transformação que está acontecendo no agro regional
Esta agência, na avaliação de Pierin, dará suporte a transformação que está acontecendo no agro regional

A Carreta Agro da Caixa Econômica Federal está em Paranavaí, onde vai permanecer até a próxima sexta-feira (14), período que prestará atendimentos especializados, reuniões técnicas, assessoramento a produtores rurais e assinaturas de contratos. O atendimento começou na manhã desta segunda-feira (10). O caminhão está na Praça dos Expedicionários (Jardim São Jorge) e o atendimento é das 9 às 17 horas é uma iniciativa da Caixa.

A vinda da carreta tem por objetivo divulgar a Agência Agro que está funcionando em Paranavaí desde o dia 1° de dezembro, segundo informou o gerente Pedro Roberto da Silva. Provisoriamente, ela funciona junto a agência convencional.

A instalação da agência Agro da Caixa atende solicitação do Sindicato Rural de Paranavaí e Sociedade Civil Organizada (Socipar). Assim que a Caixa anunciou a criação destas agências especializadas, as duas entidades se mobilizaram para a instalação de uma em Paranavaí.

“A vinda de uma agência Agro da Caixa para Paranavaí mostra a importância e o potencial do agronegócio regional”, comemora o presidente do Sindicato, Ivo Pierin Júnior. Isto porque, inicialmente foram somente 100 agências abertas no país.

Esta agência, na avaliação de Pierin, dará suporte a transformação que está acontecendo no agro regional, com a chegada de novas culturas, como a mamona e a suinocultura, novas tecnologias, como a irrigação, e a consolidação das já existentes, como a mandioca, pecuária, citricultura e soja, entre outras.

Na avaliação dele, a Caixa, com a agência especializada, “vem se somar a uma rede de instituições financeiras dedicadas ao agronegócio e vai alavancar as atividades ligadas ao agronegócio”, complementou.

Pierin e o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, visitaram na tarde desta segunda-feira a carreta Agro. Foram recepcionados pelo gerente Silva e sua equipe, que informaram que na unidade móvel, os produtores locais terão direito a condições de taxas diferenciadas e fluxo priorizado para análise. A Caixa está oferecendo taxas a partir de 3% ao ano para clientes PRONAF.

Segundo o gerente, a instituição está anunciando novidades esta semana para o agro. “O presidente (da Caixa) Pedro Guimarães anunciou novos programas para o setor e vamos disponibilizá-los aos produtores rurais da região na Carreta Agro. Temos novidades”, diz Silva, garantindo que a Caixa está operando todas as linhas de crédito para todas as atividades agropecuárias desenvolvidas na região.

PRONAMP - O Crédito Custeio Caixa PRONAMP é feito para cobrir despesas da produção agrícola e pecuária de pessoas físicas e jurídicas. Na produção agrícola, pode custear a aquisição de insumos, sementes, fertilizantes e defensivos para culturas de algodão, alho, amendoim, arroz, café, cana-de-açúcar, cenoura, feijão, girassol, laranja, maçã, mandioca, milho, soja, sorgo, tomate, manga, trigo e uva.

Na pecuária, pode ser usado para cobrir as despesas com animais, como compra de vacinas, medicamentos e rações em bovinocultura de leite e de corte, além de aquisição de animais para recria e engorda.

O cliente pode solicitar custeio de até R$ 1,5 milhão. O prazo do custeio agrícola é de até 14 meses, a depender da cultura financiada, enquanto no custeio pecuário o prazo é de até dois anos para as operações de aquisição de animais para recria e engorda.

INVESTIMENTO - O crédito Investimento Caixa PRONAMP é voltado ao médio produtor rural e pode financiar a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e a realização de serviços relacionados à melhoria da atividade produtiva agropecuária na propriedade, além de viabilizar a aquisição de bens ou serviços cuja utilização se estenda por vários períodos de produção. O limite de crédito é de R$ 430 mil reais, sendo o limite financiável de até 100% do valor do empreendimento.

A Caixa concede crédito para investimentos fixos e semifixos. Nos investimentos fixos, são incluídas as finalidades de construção, reforma ou ampliação de benfeitorias e instalações destinadas à produção pecuária, incluindo galpões para máquinas e criações, cercas, currais, silos e armazéns; aquisição de máquinas e equipamentos novos, incluindo estruturas de armazenagem, irrigação, tratamento de dejetos e produção de energia renovável; proteção, correção e recuperação do solo, inclusive a aquisição, transporte e aplicação dos insumos para estas finalidades; formação ou recuperação de pastagens.

Nos investimentos semifixos, são incluídas as finalidades de aquisição de matrizes e reprodutores bovinos; de matrizes e reprodutores suínos, somente para produtores integrados à agroindústria ou cooperativa; de máquinas e equipamentos novos de provável duração útil não superior a cinco anos; de implementos agrícolas, tratores, colheitadeiras e similares novos; de caminhões, com ou sem carroceria.

Os prazos para investimento fixo são de até oito anos, incluídos até dois anos de carência. No investimento semifixo, é de até seis anos, incluídos até dois anos carência. Na aquisição de matrizes e reprodutores, é de até cinco anos, incluídos até 12 meses de carência.

PRONAF - Em continuidade à estratégia de atuar amplamente no crédito ao agronegócio, a Caixa incluiu recentemente no seu portfólio a linha de crédito custeio no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. A linha, voltada para agricultores familiares, financia até 100% de despesas relativas ao ciclo produtivo de lavouras de café, cana de açúcar, milho e soja, incluindo a aquisição de insumos e pagamento de serviços.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias