Sábado, 22 de Janeiro de 2022
36°

Pancada de chuva

Paranavaí - PR

Cidades Saúde

Santa Casa recebe insumos do Programa Verão Paraná

O Governo do Estado implementou o programa permitindo contemplar o hospital, que é a referência para a região

14/01/2022 às 10h25
Por: Da Redação Fonte: Ass. Santa Casa
Compartilhe:
Momento da entrega dos insumos na Santa Casa
Momento da entrega dos insumos na Santa Casa

A Santa Casa de Paranavaí recebeu, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), um grande lote de insumos do Programa Verão Paraná. Em princípio, deveriam ser contempladas na região apenas as unidades de saúde do Porto Maringá, Porto Natal, Porto Rico e Porto São José, onde estão localizadas as praias de água doce na região. “Mas o Governo do Estado implementou o programa este ano e permitiu atender a Santa Casa de Paranavaí, que é a unidade de referência para a região”, explicou o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, durante a entrega dos produtos.

De acordo com a SESA, a área da saúde da Operação Verão Maior da temporada de férias recebeu um grande investimento em relação aos anos anteriores. Estão sendo destinados R$ 5,6 milhões para reforçar e qualificar o atendimento à saúde nos municípios paranaenses que recebem muitos turistas no verão. O valor é R$ 900 mil a mais do que foi direcionado na última operação.

Segundo a técnica responsável pelo projeto na área da 14ª RS, Maria da Penha Francisco, a Operação Verão Maior “permite um período de férias tranquilo aos paranaense e aqueles que vêm conhecer o litoral e as praias de água doce. Este projeto tem como objetivo qualificar o atendimento à população flutuante nos municípios paranaenses, em virtude do afluxo populacional excepcional, historicamente observado no período de final de ano e férias escolares em alguns municípios do Estado”.

Explica que o projeto, que envolve também outras secretarias, assegura segurança, atendimento à saúde, infraestrutura adequada e lazer tornando as regiões turísticas do Paraná em locais atrativos, com geração de emprego e renda para a população local, e melhorando a infraestrutura dos municípios para o acolhimento dos turistas e da população local.

A técnica observa que além das ações de vigilância em saúde a ação também busca qualificar os atendimentos que se fizerem necessários nos hospitais. “A Santa Casa, por se tratar de hospital referência, passou esse ano a receber apoio com insumos e materiais, uma vez que em caso de situações que aconteçam nos municípios e que pela gravidade da situação exijam uma demanda maior de cuidado, será ela que vai atender e dar suporte. Assim nada mais justo que o hospital também seja contemplado”, explicou.

Ao receber os insumos, o diretor-geral da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais destacou a sensibilidade do Governo do Estado, especialmente da SESA. “O repasse destes insumos é mais uma demonstração de reconhecimento da importância da Santa Casa para a região. O governador Ratinho Júnior, o secretário Beto Preto e toda a equipe da 14ª Regional de Saúde têm sido grandes parceiros da Santa Casa. Esta é uma ajuda substancial que estamos recebendo e que vai fazer a diferença, pois estamos atravessando uma fase difícil”, disse ele.

Entre os insumos repassados à Santa Casa estão cânula de traqueostomia, conjunto neonatal para colostomia, eletrodo de agulha concêntrica, sondas álcool, toucas descartáveis, kit cateter duplo, máscaras PFF2, seringas descartáveis, teste rápido, agulha com dispositivo de segurança e descartáveis e luvas de procedimento.

No ato de entrega, além de Arrais, Mazzin e Penha estiveram presentes também o gerente financeiro da Santa Casa, Marcelo Cripa, Walter de Sordi, Jose Alves, ambos da Vigilância Sanitária da 14ª RS, e Samira Pereira, da Vigilância Epidemiológica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias