Policiais Militares da Operação Hórus, da base de Querência do Norte, receberam dois vídeos envolvendo maus-tratos de animais. Em um deles, aparecem dois homens, um segurando a boca do cachorro e outro colocando a bebida alcoólica.
No outro vídeo, aparece o cachorro se debatendo no chão na tentativa de se levantar, porém não consegue, por causa do efeito do álcool. Em diligências, os policiais conseguiram identificar os três homens que participaram dos maus tratos.
O homem que colocou a bebida na boca do cachorro foi detido e levado à Delegacia de Loanda. Os vídeos que foram publicados também nas redes sociais causaram grande indignação na população de Querência do Norte. Havendo inclusive denúncia pelo 181.
Sobre o Estado de saúde do animal, a equipe policial constatou ainda nas diligências que o animal não estava mais sobre o efeito alcoólico, e também não se fez necessário o recolhimento do mesmo, visto que estava em boas condições de saúde e é tratado por uma moradora local.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A referida legislação alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus tratos.
Mín. 9° Máx. 20°